FÍSICA EM QUADRINHOS
Te vi na TV
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.1072Palabras clave:
ensino de Física, histórias em quadrinhos, reflexão, ensino por investigação, argumentação na sala de aulaResumen
As histórias em quadrinhos são usadas pelo seu caráter lúdico e ilustrativo. Defendemos que o potencial pedagógico delas está além do lúdico e artísticos podendo levar os alunos a melhor aprendizagem dessa maneira. Neste artigo demonstramos que os quadrinhos podem ser utilizados numa perspectiva crítica e conscientizadora. Ministramos oficina que tinha como objetivo divulgar a proposta de utilização dos quadrinhos críticos para licenciandos. Neste artigo analisamos a interação entre os licenciandos e os quadrinhos numa proposta crítica e reflexiva de utilização. Os resultados mostram evidências de que houve construção de conhecimento a partir da interação entre eles, tanto no entendimento da tirinha quando na execução da atividade proposta. Com isso, concluímos que os quadrinhos podem ser usados numa abordagem com caráter crítico e conscientizador, desde que esteja associado com uma proposta didática que os favoreça.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza, Deise Miranda Vianna
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.