AGENDA DO MEC PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
A AÇÃO “NOVOS CAMINHOS” E A PRECARIZAÇÃO DA JUVENTUDE
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1350Palavras-chave:
ação novos caminhos, educação profissional e tecnológica, políticas públicas e educação ensino médio, trabalho e educaçãoResumo
Este trabalho, parte de um doutorado em curso, tem o objetivo de refletir sobre a problemática dos processos formativos educacionais para as juventudes no Brasil a partir das categorias analíticas capital-trabalho-educação. Especialmente, interpela os limites impostos na formação de jovens através da Ação “Novos Caminhos”, dedicada à Educação Profissional e Tecnológica. Fundamentados na dialética marxista, buscamos compreender como o fenômeno da ampliação de matrículas na educação profissional em nível médio, bem como de cursos técnicos e profissionais ofertados aos/às jovens, conforma desdobramentos da reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/17), a exemplo os “itinerários formativos” na escolarização dos/as brasileiros/as secundaristas.
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