A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA:
HISTORICIDADE E DIAGNÓSTICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i1.1260Palavras-chave:
Plano de Expansão, Educação Profissional, Institutos FederaisResumo
Este artigo trata do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que foi conduzido no âmbito das políticas públicas e educacionais e sob a expectativa de que tal expansão contribuiria para reduzir as iniquidades sociais e territoriais do Brasil. O objetivo pretendido aqui é apresentar, com base no método da revisão bibliográfica, uma análise sobre tal expansão da Rede Federal, tensionando a relação entre a historicidade e a configuração dos Institutos Federais. Como resultado, apontou-se que apesar do grande potencial da Rede Federal, é de fundamental importância abrir espaço para um diálogo mais amplo sobre a expansão dos institutos federais, de modo a construirmos um caminho que não reproduza mais versões de uma mesma exclusão social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.