RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE:

UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Eduardo Rodrigues Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Poliana Dare Zampirolli Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.1023

Palavras-chave:

ensino de contabilidade, aprendizagem significativa, educação profissional

Resumo

Esta pesquisa insere-se no contexto das práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Seu objeto de análise é a aprendizagem significativa na EPT. É abordado o processo de elaboração de um recurso didático sobre o conteúdo relacionado com contabilidade. O estudo caracteriza-se como qualitativo e aplicado. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, questionário e observação. Entre os resultados, a investigação entregou um produto educacional composto por livro eletrônico e uma planilha eletrônica para auxiliar no ensino e aprendizagem em cursos Técnico em Administração. Tais recursos associados, podem permitir que o tempo poupado com tarefas repetitivas seja aplicado em atividades que geram questionamentos e produzem conhecimento sobre a contabilidade.

Biografia do Autor

  • Eduardo Rodrigues Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faveni-Faculdade Venda Nova do Imigrante (2016) e mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2019). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

  • Poliana Dare Zampirolli Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e Licenciada em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes. Tem experiência na área de Ciências Agrárias com ênfase em Estatística e também na área de Educação Profissional e Tecnológica. Atua nos seguintes cursos do Ifes: Engenharias, Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no Mestrado em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS).

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE:: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO. (2023). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(3), 60-79. https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.1023

Artigos Semelhantes

21-30 de 176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.