FORMAÇÃO PARA ECOEDUCADORES NO LABORATÓRIO VIVO: A OFICINA “SER HUMANO OU CORPO HUMANO?”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3169

Palabras clave:

Educação Ambiental, Formação Continuada, Formação de educadores, Totalidade, Práxis

Resumen

Este artigo é um relato de experiência que apresenta as vivências da oficina intitulada “Ser humano ou corpo humano?” realizada durante o curso de extensão em “Formação para Ecoeducadores: Projeto Laboratório Vivo” desenvolvido em 2023. As vivências proporcionaram aos ecoeducadores a reflexão sobre a dualidade ser humano/corpo humano ao considerar o Ser em sua totalidade a partir do conceito de ambiente como totalidade, um princípio básico da Educação Ambiental. Para o desenvolvimento da oficina, abordou-se a totalidade como categoria e o trabalho como elemento central da discussão, agregando o aspecto sociopolítico ao ensino de ciências. Os ecoeducadores foram expostos ao tema, partilharam o alimento com a apresentação de sua procedência e incluíram essas vivências em esquemas que consideravam o cultivo/criação e os efeitos dos alimentos para o organismo, visando a articulação entre Ser humano à natureza, para superar uma relação dicotômica com a realidade.

Publicado

05-07-2025

Cómo citar

LIMA RODRIGUEZ, Leonardo; QUIMQUIM BOA, Mariane. FORMAÇÃO PARA ECOEDUCADORES NO LABORATÓRIO VIVO: A OFICINA “SER HUMANO OU CORPO HUMANO?”. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 69–82, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3169. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3169.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Artículos similares

1-10 de 178

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.