FORMAÇÃO PARA ECOEDUCADORES NO LABORATÓRIO VIVO: A OFICINA “SER HUMANO OU CORPO HUMANO?”
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3169Palabras clave:
Educação Ambiental, Formação Continuada, Formação de educadores, Totalidade, PráxisResumen
Este artigo é um relato de experiência que apresenta as vivências da oficina intitulada “Ser humano ou corpo humano?” realizada durante o curso de extensão em “Formação para Ecoeducadores: Projeto Laboratório Vivo” desenvolvido em 2023. As vivências proporcionaram aos ecoeducadores a reflexão sobre a dualidade ser humano/corpo humano ao considerar o Ser em sua totalidade a partir do conceito de ambiente como totalidade, um princípio básico da Educação Ambiental. Para o desenvolvimento da oficina, abordou-se a totalidade como categoria e o trabalho como elemento central da discussão, agregando o aspecto sociopolítico ao ensino de ciências. Os ecoeducadores foram expostos ao tema, partilharam o alimento com a apresentação de sua procedência e incluíram essas vivências em esquemas que consideravam o cultivo/criação e os efeitos dos alimentos para o organismo, visando a articulação entre Ser humano à natureza, para superar uma relação dicotômica com a realidade.
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