(RE) Descobrindo o Teorema de Pitágoras: uma experiência com materiais didáticos manipuláveis

Autores/as

  • Alessandra de Fátima da Silveira Aguiar Instituto Federal do Espírito Santo
  • Thamires Belo de Jesus Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.765

Palabras clave:

Materiais Didáticos Manipuláveis, Teorema de Pitágoras, Ensino de Matemática

Resumen

O presente artigo relata uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, realizada com 29 alunos de um 9° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no Município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Objetivou-se verificar como a utilização dos conhecimentos prévios e o uso dos materiais didáticos manipuláveis contribuem para a compreensão do Teorema de Pitágoras. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário, entrevista, registro fotográfico, diário de campo, atividades e uma sequência didática. Verificou-se que foi possível estabelecer, por meio dos conhecimentos prévios e do uso dos materiais didáticos manipuláveis, a compreensão do Teorema de Pitágoras e de como utilizá-lo, resultando em uma aprendizagem mais prazerosa, lúdica e diferenciada, donde os estudantes possam se sentir capazes na construção do seu conhecimento.

Publicado

17-08-2020

Cómo citar

DA SILVEIRA AGUIAR, Alessandra de Fátima; BELO DE JESUS, Thamires. (RE) Descobrindo o Teorema de Pitágoras: uma experiência com materiais didáticos manipuláveis. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 52–64, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.765. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/765.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

41-50 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.