O USO DO QR CODE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BOTÂNICA MORFOLÓGICA

Autores/as

  • Lorena Temponi Boechat Instituto Federal Sul de Minas - Campus Poços de Caldas
  • Rafael Hansen Madail Instituto Federal Sul de Minas - Campus Poços de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.517

Palabras clave:

QR Code, TICs, Ensino-Aprendizagem

Resumen

 A botânica morfológica é um conteúdo que pode se tornar enfadonho caso seja adotada uma abordagem puramente teórica em sala de aula. É aconselhável que sejam realizadas atividades práticas e utilizadas ferramentas didáticas para visualização e compreensão das estruturas dos vegetais. Dentre as possibilidades existentes, podemos citar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Com base nisso, pretendeu-se mostrar que sua utilização pode servir como recurso pedagógico para potencializar o ensino e aprendizagem de Morfologia Vegetal. Esse trabalho foi realizado com os alunos do 2º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, integrando as disciplinas de Tecnologias Educacionais Aplicadas ao Ensino e Morfologia Vegetal. Os alunos foram instruídos a elaborarem QR codes para as plantas contendo informações sobre sua morfologia. A atividade realizada mostrou que práticas como esta suscita nos alunos o interesse pelo estudo, pela pesquisa e pela necessidade de mediação durante o desenvolvimento da prática.

Publicado

11-02-2020

Cómo citar

BOECHAT , Lorena Temponi; MADAIL, Rafael Hansen. O USO DO QR CODE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BOTÂNICA MORFOLÓGICA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 50–57, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i1.517. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/517.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

71-80 de 121

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.