ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO TENDO COMO MENTEFATO A CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO VIVO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3198Palabras clave:
Alfabetização científica. Laboratório Vivo. Grandezas. TerritórioResumen
A oficina temática “Reconhecendo o Território Vivido” visa compreender a alfabetização científica (Chassot, 2018) por meio de um mentefato, intitulado como Laboratório Vivo (Lobino, 2004). Utilizamos a metodologia de pesquisa participativa (Tozzoni, 2006) em que se dá a partir das problematizações emergidas do e no coletivo. As questões do território, tais como ocupação do espaço, sustentabilidade, educação ambiental foram temáticas que contribuíram para o acesso aos conceitos científicos envolvendo grandezas e medidas. Conteúdos escolares como perímetro, área, volume, foram construídos a partir de uma relação entre o espaço vivido e os padrões elaborados historicamente pela humanidade. Situamos, nesse contexto, a abordagem temática (Freire, 1987) como a metodologia de ensino que se aproximou de forma mais relevante ao acesso da cultura científica escolar. Desse modo, a alfabetização científica se deu em um contexto participativo, problematizador, conceitual e sustentável.
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