PLANTAS MEDICINAIS: UMA ABORDAGEM INTER/TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM ENRAIZAMENTO DE UMA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3187Palabras clave:
Educação científica sustentável. Abordagem temática. Abordagem CTS/CTSA. Laboratório Vivo.Resumen
O presente trabalho é um relato de uma intervenção didática realizada em uma turma de 2º ano de uma escola de Ensino Médio da Rede Estadual de Serra/ES, fruto de uma proposta de enraizamento a partir do curso de extensão intitulado Formação para Ecoeducadores: Projeto Laboratório Vivo. Nesse sentido, objetivamos conceber, elaborar e aplicar uma estratégia didática focada na temática das plantas medicinais para promover a articulação de conceitos das Ciências com as questões socioambientais, à luz de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e dos pressupostos de Freire (1987) que balizam uma Educação Ambiental crítica e transformadora. Os resultados apontam que, apesar das contradições encontradas na realidade escolar, há indícios de que a articulação entre a temática ambiental e o Ensino de Ciências tenha favorecido tanto a apropriação de conceitos como contribuído para a alfabetização científica e tecnológica dos educandos.
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