FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS À LUZ DO LABORATÓRIO VIVO: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3156

Palabras clave:

Educação Ambiental, Formação Continuada, MOOC, Formação de Educadores

Resumen

O artigo analisa as Propostas Pedagógicas Aplicadas (PPAs) desenvolvidas no primeiro ciclo de formação de educadores ambientais do "Projeto Rio Doce Escolar" em quatro municípios da bacia hidrográfica capixaba do Rio Doce. A pesquisa avaliou os efeitos dos cursos MOOCs (Massive Open Online Courses) "Hortas e Meliponários Educativos", "Jardins Terapêuticos Educativos", “O que é Laboratório Vivo?” e “Saberes Populares e a Educação Ambiental”, na construção das PPAs. Os resultados indicam que os MOOCs colaboraram para consolidar conceitos e práticas inspiradas em seus subsídios teóricos e metodológicos, promovendo a interdisciplinaridade e atendendo às diretrizes legais de Educação Ambiental. Constatou-se que as PPAs refletiram um enraizamento das premissas do Laboratório Vivo, com ênfase na integração de saberes populares e científicos, demonstrando a efetividade da formação continuada proposta.

Publicado

05-07-2025

Cómo citar

BOA, Mariane Quimquim; MACHADO DE OLIVEIRA , Verônica; LEMOS BERGAMASCHI, Christyan; FERREIRA LOBINO , Maria das Graças; DE CONTE CARVALHO DE ALENCAR, Isabel. FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS À LUZ DO LABORATÓRIO VIVO: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 119–135, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3156. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3156.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Artículos similares

1-10 de 178

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.