OS CLUBES JUVENIS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES

USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL PARA ESTUDO DA PLANTA ORNAMENTAL TÓXICA COMIGO-NINGUÉM-PODE

Autores/as

  • Francisco José Mininel Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2878

Palabras clave:

Clube Juvenil. PBL (Problem-based Learning). Dieffenbachia ssp. Toxicidade.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo aliar a metodologia PBL (Problem-based Learning) ou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), às ações de um Clube Juvenil numa Escola do Programa Ensino Integral da Rede Estadual de São Paulo. Dessa forma, a problematização inicial versou sobre a toxicidade da espécie vegetal Dieffenbachia ssp, conhecida popularmente no Brasil como “comigo-ninguém-pode”. Os alunos foram instigados a pesquisarem para responderem ao questionamento do porquê da toxicidade apresentada pelo vegetal. Os dados coletados eram compartilhados entre todos com ampla discussão. A sistematização era feita com o auxílio dos padrinhos do Clube (mediação). Partindo do interesse dos alunos, buscou-se uma metodologia para isolamento dos cristais de oxalato de cálcio presente nas folhas. Foi observado que a metodologia PBL possibilitou verificar uma compreensão significativa não só dos conceitos químicos estudados, mas  também  da  relação destes com a ciência e a tecnologia.

Publicado

16-06-2025

Cómo citar

JOSÉ MININEL, Francisco. OS CLUBES JUVENIS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES: USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL PARA ESTUDO DA PLANTA ORNAMENTAL TÓXICA COMIGO-NINGUÉM-PODE. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i2.2878. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2878.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.