OS CLUBES JUVENIS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES
USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL PARA ESTUDO DA PLANTA ORNAMENTAL TÓXICA COMIGO-NINGUÉM-PODE
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2878Palabras clave:
Clube Juvenil. PBL (Problem-based Learning). Dieffenbachia ssp. Toxicidade.Resumen
Este trabalho teve como objetivo aliar a metodologia PBL (Problem-based Learning) ou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), às ações de um Clube Juvenil numa Escola do Programa Ensino Integral da Rede Estadual de São Paulo. Dessa forma, a problematização inicial versou sobre a toxicidade da espécie vegetal Dieffenbachia ssp, conhecida popularmente no Brasil como “comigo-ninguém-pode”. Os alunos foram instigados a pesquisarem para responderem ao questionamento do porquê da toxicidade apresentada pelo vegetal. Os dados coletados eram compartilhados entre todos com ampla discussão. A sistematização era feita com o auxílio dos padrinhos do Clube (mediação). Partindo do interesse dos alunos, buscou-se uma metodologia para isolamento dos cristais de oxalato de cálcio presente nas folhas. Foi observado que a metodologia PBL possibilitou verificar uma compreensão significativa não só dos conceitos químicos estudados, mas também da relação destes com a ciência e a tecnologia.
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