OS CLUBES JUVENIS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES
USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL PARA ESTUDO DA PLANTA ORNAMENTAL TÓXICA COMIGO-NINGUÉM-PODE
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2878Keywords:
Clube Juvenil. PBL (Problem-based Learning). Dieffenbachia ssp. Toxicidade.Abstract
Este trabalho teve como objetivo aliar a metodologia PBL (Problem-based Learning) ou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), às ações de um Clube Juvenil numa Escola do Programa Ensino Integral da Rede Estadual de São Paulo. Dessa forma, a problematização inicial versou sobre a toxicidade da espécie vegetal Dieffenbachia ssp, conhecida popularmente no Brasil como “comigo-ninguém-pode”. Os alunos foram instigados a pesquisarem para responderem ao questionamento do porquê da toxicidade apresentada pelo vegetal. Os dados coletados eram compartilhados entre todos com ampla discussão. A sistematização era feita com o auxílio dos padrinhos do Clube (mediação). Partindo do interesse dos alunos, buscou-se uma metodologia para isolamento dos cristais de oxalato de cálcio presente nas folhas. Foi observado que a metodologia PBL possibilitou verificar uma compreensão significativa não só dos conceitos químicos estudados, mas também da relação destes com a ciência e a tecnologia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.