CAMINHOS PARA A EQUIDADE:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ELETIVA SOBRE CULTURA E LUTA ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2582Palabras clave:
Equidade, Educação antirracista, Diversidade, CulturaResumen
O presente artigo relata uma experiência sobre uma eletiva com a temática de educação étnico-racial para o ensino médio, que tem como objetivo geral sensibilizar os alunos sobre a importância de combater o racismo e promover a conscientização sobre a diversidade. Os principais conceitos abordados foram a cultura afro-brasileira, os movimentos negros, o colorismo e ações afirmativas. Os fundamentos pedagógicos para a orientação das atividades foram extraídos principalmente do construtivismo piagetiano e da pedagogia freiriana. Tentou-se priorizar o uso de metodologias ativas, a interatividade, a pesquisa e os debates. Tertúlias de obras significativas, um debate sobre personalidades negras célebres e uma sessão de cinema complementam a disciplina. A conclusão destaca os excelentes resultados da eletiva, promovendo reflexões sobre o cotidiano e o compartilhamento de vivências sob uma perspectiva histórica e cultural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.