A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA RECICLAGEM E DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Vitor Vasconcelos Salvador CEUNES/UFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2508

Palabras clave:

Reciclagem. Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Infância.

Resumen

A Educação Infantil é um espaço de direitos e experiências. É uma fase de conhecimento, assimilação, aproximação e de aprendizado. A escola é quem media, através dos seus professores, esse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral e totalitário das crianças em seus aspectos social, cultural, cognitivo e comunitário. Através das brincadeiras a criança aprende, ensina, interage, se conhece, se expressa, socializa e conquista autonomia. A pesquisa tomou-se como lócus uma Unidade de Ensino Infantil para investigar como as crianças enxergam o mundo que está ao seu redor e como veem o desenrolar daquilo que é feito com o lixo, incentivando-os a uma reflexão e tomada de consciência mediante a tudo que tem sido feito pelo meio ambiente. Vygotsky e Ausubel inspiraram essa caminhada, que cheia de propostas lúdicas em vista do brincar e com a utilização das rodas de conversa como caminho metodológico, teve por fim gerar questionamentos, reflexões e aprendizagens significativas.

Publicado

21-12-2023

Cómo citar

VASCONCELOS SALVADOR, Vitor. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA RECICLAGEM E DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 112–118, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i2.2508. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2508.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

111-120 de 129

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.