CARTOGRAFIA GAMIFICADA

CONECTIVISMO E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS

Autores/as

  • George Bassul Areias Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isaura Alcina Martins Nobre
  • Marcos Rogério Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2133

Palabras clave:

Conectivismo, Gamificação, Geografia, Cartografia

Resumen

Este trabalho apresenta um levantamento literário sobre o debate de tecnologias no ambiente escolar e suas vantagens no processo de ensino-aprendizagem, apresentando duas estratégias para o avanço da discussão sobre o tema: o conectivismo e a gamificação da educação.  O uso amplificado de plataformas com jogos educativos, o aumento de aplicativos com alguma abordagem que promova a aprendizagem para aparelhos smartphones e tablets e a crescente utilização de metodologias ativas baseadas em técnicas e estrutura de jogos, faz da gamificação um processo de ensino com grande potencial de ludificação nos últimos anos.   Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso de estratégias de gamificação com o apoio de tecnologias digitais no ensino de Cartografia na disciplina de Geografia nos anos finais. Promover a importância do uso de tecnologias e de estratégias de gamificação, para aprofundar, não somente, o conteúdo sobre Cartografia, mas também, qualquer conteúdo que possa ser adaptado, rompendo os limites tradicionais de transmissão de conhecimento, e colocando o discente como protagonista da construção e modificação da sua realidade. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa e descritiva a partir da elaboração e realização de uma sequência didática, com a participação do pesquisador-professor. Com os resultados, busca-se aplicação de novas tecnologias nas metodologias dos docentes, modificar a relação professor-aluno, identificar as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo e ao uso de ferramentas e plataformas digitais.

Publicado

23-10-2023

Cómo citar

BASSUL AREIAS, George; MARTINS NOBRE, Isaura Alcina; SANTOS ALVES, Marcos Rogério. CARTOGRAFIA GAMIFICADA: CONECTIVISMO E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 86–100, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i1.2133. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2133.. Acesso em: 23 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

10-05-2023

##plugins.generic.dates.accepted##

30-10-2023

##plugins.generic.dates.published##

23-10-2023

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.