CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
A RELAÇÃO ENTRE ALAGAMENTOS E DESCARTE DE RESÍDUOS EM CARIACICA (ES) POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.3021Keywords:
Sequência Didática, CTSA, Coleta de Resíduos Sólidos, Ciclo HidrológicoAbstract
Este artigo investiga a relação entre alagamentos e o descarte inadequado de resíduos sólidos em Cariacica - ES, usando uma Sequência Didática (SD) com a metodologia dos três momentos pedagógicos no ensino de ciências. A pesquisa foi aplicada na escola Orlady Rocha Filho, com alunos do nono ano, através da SD “Vacilou, a cidade alagou”. Os dados, coletados por questionário, mostraram que a maioria dos alunos compreendeu os conceitos sobre alagamentos e coleta de lixo. Durante a organização do conhecimento, os estudantes participaram ativamente utilizando a ferramenta Plickers. Foram realizadas atividades práticas sobre a coleta de lixo em suas comunidades. Os alunos obtiveram 43% de acertos na atividade gamificada e propuseram projetos para melhorar o cenário socioambiental local. O estudo destaca a eficácia da SD em estimular a busca por soluções científicas e tecnológicas, ressaltando a importância da educação científica na conscientização sobre questões socioambientais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.