A Utilização e Abordagem dos Espaços Não-formais de Educação para o Ensino de Crianças de 3 a 5 Anos de Idade: Uma Análise da Proposta Curricular da Educação Infantil de Venda Nova do Imigrante – ES

Authors

  • Pedro José Garcia Júnior Instituto Federal do Espírito Santo
  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa Universidade Federal do Espírito Santos - UFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1065

Keywords:

Currículo, Educação Infantil, Espaços não-formais de educação

Abstract

O objetivo do estudo é analisar a proposta curricular da rede municipal de Venda Nova do Imigrante-ES quanto a utilização e abordagem dos espaços não-formais de educação para o ensino de crianças de 03 a 05 anos de idade. Para isso, realizou-se uma análise da proposta curricular do município estabelecendo unidades de registros propostas por Bardin (2011). A partir da análise realizada, verificou-se que a proposta curricular de município de Venda Nova do Imigrante, aborda os espaços não-formais de educação são abordados e utilizados de maneira a favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, além disso, observou-se que a maioria das atividades que contemplam a utilização dos espaços não-formais de educação são voltadas para o ensino de ciências, porém também ha propostas voltadas as disciplinas de arte, matemática e linguagens que sugerem a utilização destes ambientes. A utilização destes espaços como ferramenta para o ensino de crianças faz com que o professor possibilite aos alunos uma maior proximidade com temas que são abordados dentro da sala, uma vez que, na Educação Infantil, as crianças vivenciam através do contato com o meio diferentes, temáticas que favorecem a problematização e a aproximação com o que é vivenciado por ela no dia a dia, com isso estes espaços dão a oportunidade para que a criança amplie suas experiências e vivencie novos aprendizados.

Published

19-02-2022

How to Cite

GARCIA JÚNIOR, Pedro José; AUGUSTO POLASTRELI BARBOSA , Manoel. A Utilização e Abordagem dos Espaços Não-formais de Educação para o Ensino de Crianças de 3 a 5 Anos de Idade: Uma Análise da Proposta Curricular da Educação Infantil de Venda Nova do Imigrante – ES. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 8, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i2.1065. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1065.. Acesso em: 26 aug. 2024.

Received

12-02-2021

Accepted

01-06-2021

Published

19-02-2022

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