UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM EXEMPLO PAUTADO NOS CONTEÚDOS DE HIDROSTÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.945Palavras-chave:
Ensino de Física, Educação de Jovens e Adultos, Atividades Experimentais DemonstrativasResumo
Apresentamos uma proposta didática que utiliza de Atividades Experimentais Demonstrativas (AED) como estratégia de ensino de Física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), apoiada nas premissas da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2003) e da educação dialógica e emancipatória (FREIRE, 2013). Estabelecemos uma abordagem na qual cada ciclo é composto por três etapas: conceitual, experimental e síntese dos conhecimentos. A intervenção ocorreu com 14 alunos de EJA. Foram utilizadas 32 AED durante o trabalho. Para avaliar a proposta de ensino estruturada, como instrumento de coleta de dados, utilizamos sete questionários. As AED permitiram uma melhor compreensão dos conceitos e a metodologia proposta permitiu a participação ativa dos estudantes no processo de ensino, com a externalização do conhecimento dos educandos e a renegociação de significados com o professor. Concluímos que essa proposta atende as especificidades e as necessidades formativas dos sujeitos da EJA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.