EROSÃO URBANA EM LOANDA E SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO, NOROESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3115Palavras-chave:
Boçoroca, Cartografia, Pequenas cidadesResumo
A erosão urbana é um problema ambiental no Noroeste do Estado do Paraná. Diante das perdas do recurso natural importante para a alimentação e impactos aos recursos hídricos, o conhecimento científico contribui para a adoção de medidas para controlar os processos erosivos, através da delimitação do problema com a produção de Cartografia sobre a dimensão e localização das boçorocas. O objetivo nessa pesquisa é produzir informações geográficas e explicações sobre as causas do desenvolvimento de boçorocas em cidades de pequeno porte do Noroeste do Paraná. A metodologia foi aplicada com a elaboração de um banco de dados em sistema de informação geográfica sobre as boçorocas e formas associadas de erosão linear nas cidades de Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo. Na área periurbana de Loanda existe um processo erosivo com extensão de 3 quilômetros, com associação de erosão marginal e boçoroca. No caso de Santa Cruz de Monte Castelo, apesar da existência de estruturas de controle de erosão e áreas de mata nativa conservada, o processo erosivo se desenvolve e representa perdas ambientais e econômicas. Em suma, as informações geográficas sobre as erosões urbanas e periurbanas são importantes para a gestão municipal e contribuições para os estudos em projetos futuros para resolução do problema.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ifes Ciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).