SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO EM METODOLOGIAS ÁGEIS E FERRAMENTAS CASE EM NUVEM
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.555Palavras-chave:
Arcabouço integrado, Metodologias ágeis, ferramentas CASE em NuvemResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no contexto de um laboratório de extensão universitária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Brasil, onde são desenvolvidas aplicações de software para pequenas e médias empresas. As principais dificuldades apresentadas pelo laboratório encontram-se (i) na implantação de novas unidades do laboratório nos vários campi do Ifes; (ii) na condução de projetos de desenvolvimento distribuído de software (entre as suas unidades intercampi); e na condução de projetos dentro de uma mesma unidade de maneira padronizada. Tais dificuldades são consequência da falta de uma padronização metodológica e de um ferramental integrado e de fácil disponibilização/acesso. Assim, esta pesquisa propõe um arcabouço integrado de ferramentas CASE em Nuvem baseado em um processo de software que alinha práticas e metodologias ágeis de desenvolvimento de software, a saber Scrum e XP (Extremming Programming). Ademais, este trabalho discute questões relacionadas à adoção de ferramentas CASE considerando a atual tendência de uso dessas ferramentas em Nuvem. Acredita-se que as soluções propostas e discussões apresentadas neste trabalho sejam úteis em outros contextos similares, em que o foco seja a adoção de Computação em Nuvem para suporte ao processo de desenvolvimento de software.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).