A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA SOBRE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DESDE PÓLYA

Autores

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
  • Henrique Manuel Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.245

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Educação Matemática, Formação de professores, Currículo

Resumo

G. Pólya deixou um legado em Resolução de Problemas maior do que o modelo das “quatro fases” que um resolvedor de problemas percorre para solucioná-los.
Para além dessa perspectiva mundialmente conhecida depois do seu How to Solve It, Pólya preocupou-se com o papel da resolução de problemas no ensino e nos currículos
escolares, bem como com a formação de professores, preocupações expressas em livros que sucederam as ideias iniciais. Outros ensinamentos foram revelados em entrevista de 1978 a Kilpatrick – seu aluno, monitor e seguidor. Kilpatrick, por sua vez, forneceu detalhes a respeito da gestão da Resolução de Problemas por Pólya, contados a H. Guimarães – seu orientando em pós-doutoramento – em outro depoimento recente. A entrevista que agora aqui se apresenta objetivou trazer ao primeiro plano o quanto e como as ideias de Pólya favoreceram a aprendizagem em Matemática até hoje, ditas por quem investiga o tema e as aplica na formação de professores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publicado

15-06-2015

Como Citar

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA SOBRE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DESDE PÓLYA. (2015). Revista Ifes Ciência , 1(1), 109-136. https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.245

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