AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE CAPSICUM SPP. COM BASE EM DESCRITORES MORFOAGRONÔMICOS E BROMATOLÓGICOS

Autores

  • João Carlos Cansian Junior IFES Campus de Alegre
  • Vinicius Alves Porto Rodrigues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Israel Felipe Gonçalves Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Rafael de Almeida Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Lorena Souza Mauricio Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Felipe Cruz Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Emily Suellen Fernandes Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Rafael Nunes de Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Larissa Carvalho Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Fabio Gomes Zampieri Ifes Campus Alegre
  • Luciano Menini Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Monique Moreira Moulin Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1143

Palavras-chave:

Capsicum, banco de germoplasma, variabilidade genética, pimenta, recurso genético

Resumo

O gênero Capsicum pertence à família Solanaceae e possui grande diversidade evidenciada entre 38 espécies já catalogadas, todavia apenas cinco espécies são domesticadas, C. annuum, C. baccatum, C. pubescens, C. frutescens e C. Chinense. As pimentas possuem uma grande variabilidade fenotípica, principalmente em relação à coloração, forma e tamanho dos frutos, que pode ser analisada através de descritores morfoagronômicos, auxiliando nos estudos de diversidade genética da cultura. Objetivou-se com este estudo caracterizar com base em descritores morfoagronômicos e bromatológicos, 33 acessos de pimentas do banco de germoplasma do IFES Campus de Alegre e, com isso, estimar a divergência genética deles. Foram selecionados 22 descritores morfoagronômicas e 5 avaliações físico-químicas. Estimou-se a contribuição relativa das características através do método de Singh e a dissimilaridade genética entre os acessos empregando a distância de Mahalanobis e o método Unweighted Paired Group Methodusing Arithmetic Averages (UPGMA). O dendrograma de dissimilaridade foi composto por nove grupos e revelou que os acessos IFES58 e IFES78 são os que apresentam maior similaridade, enquanto os genótipos IFES58 e IFES96 foram os mais distantes geneticamente. As caracterizações morfoagronômica e físico-química foram eficientes para estimar a diversidade genética entre os 33 acessos de pimenta e destacar acessos com potencial para exploração em diferentes nichos de mercado para consumo in natura, processado ou para fins ornamentais. O estudo realizado evidencia a existência de alta variabilidade genética entre os acessos de Capsicum do banco de germoplasma do IFES Campus de Alegre.

Biografia do Autor

João Carlos Cansian Junior, IFES Campus de Alegre

Possui ensino medio segundo grau pela Cooperativa dos Alunos do IFES Campus de Alegre (2017).

Vinicius Alves Porto Rodrigues , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Possui ensino medio segundo graupela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Corrente(2018). Tem experiência na área de Biologia Geral.

Israel Felipe Gonçalves Soares , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Licenciando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus de Alegre, Bolsista (PIBITI) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES, integrante do Laboratório de Genética e Biologia Molecular - LGBM do IFES Campus de Alegre, integrante do grupo de pesquisa Melhoramento Genético Vegetal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Rafael de Almeida , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Mestrando em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) campus de Alegre, por meio do Programa de Pós Graduação em Agroecologia , licenciado em Ciências Biológicas, agricultor familiar residente da Comunidade Rural de Amorim, Muniz Freire - ES.

Lorena Souza Mauricio , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Possui ensino medio segundo-grau pela E.E.E.M PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA(2018).

Felipe Cruz Paula , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Graduando em licenciatura e bacharelado em ciências biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES - campus Alegre. Atuação no departamento de genética e biologia molecular do IFES e atualmente inserido no programa de iniciação cientifica - PIBIC.

Emily Suellen Fernandes Nascimento , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Rafael Nunes de Almeida , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Técnico em Agropecuária, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Mestre em Agroecologia pelo IFES, onde desenvolveu pesquisa sobre melhoramento genético de milho para tolerância a seca. Atualmente é doutorando do Programa de Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde atua em pesquisas com melhoramento genético de milho-pipoca para resistência a doenças fúngicas.

Larissa Carvalho Nascimento , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre (2011). Nutricionista graduada pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (CCENS-UFES, 2016), especializada em Nutrição Clínica e Esportiva (FAVENI, 2017). Mestra em Nutrição e Saúde pelo Centro de Ciências da Saúde da UFES (CCS-UFES, 2019), na linha de pesquisa Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Saúde. Servidora pública federal, exercendo função de Assistente de Laboratório de Genética e Biologia Molecular no IFES - Campus de Alegre.

Luciano Menini , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Bacharel em Química, Mestrado em Química Inorgânica e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde o ano de 2009 é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus de Alegre. Tem experiência nas áreas de pesquisa em Catálise (Homogênea/Heterogênea), Síntese Orgânica, Química de Produtos Naturais e Controle de Plantas Daninhas, Pragas e Doenças. Desenvolve projetos de pesquisa na transformação química de compostos bio-renováveis utilizando como catalisadores metais de transição, materiais sintéticos e nanoestruturados na produção de agroquímicos, fármacos e aplicação. Experiência nas técnicas de análises de Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência ( HPLC) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

Monique Moreira Moulin , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas na mesma universidade. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus de Alegre desde 2009, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e no curso de Mestrado em Agroecologia . É coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular. Tem experiência na área de Genética Vegetal, Melhoramento Genético e Recursos Genéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de germoplasma, marcadores moleculares de DNA, mapa genético, olericultura e resistência a doenças. Atua também na área de ensino de Biologia, sendo coordenadora do projeto PIBID-Biologia Alegre.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Cansian Junior, J. C., Alves Porto Rodrigues , V. ., Felipe Gonçalves Soares , I. ., de Almeida , R. ., Souza Mauricio , L., Cruz Paula , F. ., Suellen Fernandes Nascimento , E. ., Nunes de Almeida , R. ., Carvalho Nascimento , L. ., Gomes Zampieri, F. ., Menini , L. ., & Moreira Moulin , M. . (2021). AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE CAPSICUM SPP. COM BASE EM DESCRITORES MORFOAGRONÔMICOS E BROMATOLÓGICOS. Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-11. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1143

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)