ANÁLISE E PERCEPÇÃO DE SEGURANÇA EM ATIVIDADES DE MINERAÇÃO NA REGIÃO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.693Palabras clave:
saúde e segurança do trabalho, rocha ornamental, mineração, acidentes de trabalhoResumen
A microrregião Noroeste do Espírito Santo é um importante polo produtor de rochas ornamentais do estado. No entanto, apesar de sua importância para o setor, a microrregião Noroeste é carente de dados e pesquisas científicas voltadas para a mineração e, principalmente, para a área de saúde e segurança do trabalho. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar o perfil dos acidentes de trabalho ocorridos em atividades de mineração na microrregião Noroeste do Espírito Santo, de 2014 a 2018. Tal análise mostra-se relevante uma vez que pode servir de base para orientar estudos e ações futuras que incentivem boas práticas de saúde e de segurança e que levem à redução dos índices de acidentes de trabalho na mineração. A metodologia do estudo é composta por duas etapas principais. A primeira consiste em, a partir de pesquisa bibliográfica, descrever o cenário do setor mineral da microrregião. A segunda é relativa à coleta e à análise do banco de dados das notificações de acidentes de trabalho, por meio de dados públicos da plataforma SmartLab. A partir dos resultados da pesquisa, identificou-se que Barra de São Francisco, a cidade de maior produção mineral comercializada no estado, apresentou o maior percentual de acidentes de trabalho relacionados à mineração no período analisado. Observou-se, ainda, a necessidade de se intensificar a realização de campanhas de conscientização e treinamentos para capacitação dos profissionais quanto às normas regulamentadoras de segurança, além da efetiva aplicação das mesmas nas áreas de trabalho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).