PRODUÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO ÓLEO DE SOJA DESCARTADO POR ESTABELECIMENTO COMERCIAL ALOCADO NO IFES, CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.463Palabras clave:
Biodisel, óleo de soja, resíduo, transesterificaçãoResumen
A maior parte de toda energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural. Essas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento nas próximas décadas, portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de suma importância, na mitigação dos efeitos ambientais causados pelos combustíveis fósseis, bem como flutuações de preços do petróleo. Uma alternativa possível ao combustível fóssil é a produção de monoalquil éster de ácidos graxos de cadeia longa através de óleos de origem vegetal, os quais podem ser denominados de biodiesel. O presente artigo tem como objetivo, produzir biodiesel por reação de transesterificação, utilizando o óleo de soja usado para uma possível aplicação na indústria local, diminuindo assim a emissão de resíduos no Rio Itapemirim, e do consumo de combustíveis fósseis. O material de partida, bem como o biodiesel obtido pela reação de transesterificação foi analisado em seus parâmetros mais importantes tais como: densidade, viscosidade, índice de acidez, índice de iodo e índice de saponificação e espectroscopia na região do UV-Vis, segundo metodologia preconizada na literatura. O rendimento da reação foi de 84,71% para o biodiesel proveniente do óleo in natura e 81,39% no biodiesel proveniente do óleo residual. Os dados físico-químicos obtidos no material de partida bem como no biodiesel resultante mostraram uma boa viabilidade na produção do combustível em escala piloto ou em escala industrial, porém, consideramos que o projeto se apresenta como sugestão para diminuição da poluição do Rio Itapemirim em pelo menos um dos parâmetros, no entanto, entendemos que ainda é necessário um aprofundamento na otimização da produção do biodiesel.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).