UTILIZAÇÃO DO CATALISADOR DE CaO/CCA PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA

Autores

  • Julia de Deus Gonçalves Miranda Furtado Instituto Federal do Espírito Santo, Av. Min. Salgado Filho, 1000, 29106-010 - Vila Velha - ES, Brasil.
  • Nathalia Gonçalves Ferrari Instituto Federal do Espírito Santo, Av. Min. Salgado Filho, 1000, 29106-010 - Vila Velha - ES, Brasil.
  • Ana Brígida Soares Instituto Federal do Espírito Santo, Av. Min. Salgado Filho, 1000, 29106-010 - Vila Velha - ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i4.2631

Palavras-chave:

Biodiesel, Catalisador heterogêneo, Cinzas de casca de arroz, CaO

Resumo

O presente estudo investigou a produção de biodiesel por transesterificação do óleo residual de fritura (ORF), destacando o uso de catalisadores heterogêneos, especificamente o CaO impregnado em cinzas de cascas de arroz (CCA). O ORF foi caracterizado pela presença de rancidez hidrolítica e oxidativa, evidenciada pelo índice de acidez e pelo teste de Kreis, respectivamente, indicando sua aptidão para a produção de biodiesel, porém impróprio para consumo direto. O suporte do catalisador foi obtido por meio da lixiviação ácida seguida de calcinação em forno mufla por 3h a 500°C. Os ésteres obtidos durante a reação de transesterificação foram quantificados por RMN-1H. A partir dos parâmetros empregados nas reações obteve-se um rendimento máximo de 1,57% para o ORF. Os experimentos indicaram que a temperatura mostrou pouco impacto na conversão, enquanto que a redução da quantidade de catalisador aumentou moderadamente a conversão, tornando a produção economicamente vantajosa. Ainda que o catalisador tenha potencial, otimizações futuras são necessárias para melhorar a conversão a biodiesel, contribuindo assim para métodos mais eficientes e sustentáveis na indústria de biocombustíveis.

Study on Biodiesel Production by Transesterification with Heterogeneous Catalyst

Downloads

Publicado

20-06-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Como Citar

UTILIZAÇÃO DO CATALISADOR DE CaO/CCA PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(4). https://doi.org/10.36524/ric.v10i4.2631

Artigos Semelhantes

1-10 de 353

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.