“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...

Autores/as

  • Sandra Regina Selino
  • Sandra Mara Mendes da Silva Bassani

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.416

Palabras clave:

Literatura infantojuvenil, Poesia, Humor, Leitor

Resumen

Despertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos.

Publicado

18-12-2019

Número

Sección

Artigos científicos

Cómo citar

“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA.. (2019). Revista Ifes Ciência , 1(1), 76-87. https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.416

Artículos similares

1-10 de 19

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a