DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v2i1.250Palavras-chave:
coeficiente de transferência de calor por convecção, regime estacionário, regime transiente, modelos teóricos de aletas, método da capacitância globalResumo
O coeficiente de transferência de calor por convecção, h, é uma função de difícil estimativa, pois depende de diversas variáveis. Diante disso, o principal objetivo deste estudo é determinar experimentalmente o h em regime estacionário, através do parâmetro da aleta, e em regime transiente, utilizando o método da capacitância global. Os valores estimados do h para ambiente livre e ambiente confinado são de 22,38 e 18,39 W/m2K para regime estacionário, e de 12,25 e 11,85 W/m2K para regime transiente. Os valores estimados do h mostraram uma boa concordância com os valores da literatura. A metodologia experimental deste estudo apresenta-se como uma alternativa simples que pode ser utilizada como uma estimativa inicial do h para regime estacionário e regime transiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).