“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...

Autores

  • Sandra Regina Selino
  • Sandra Mara Mendes da Silva Bassani

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.416

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, Poesia, Humor, Leitor

Resumo

Despertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos.

Downloads

Publicado

18-12-2019

Edição

Seção

Artigos científicos

Como Citar

“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA.. (2019). Revista Ifes Ciência , 1(1), 76-87. https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.416

Artigos Semelhantes

11-20 de 23

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)