EFEITO DA APLICAÇÃO DE ÁCIDO-INDOL-3-BUTÍRICO (AIB) NO CRESCIMENTO E QUALIDADE DE MUDAS DE Piper nigrum L. CV. KOTTANADAN PROPAGADAS VEGETATIVAMENTE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.393Palabras clave:
Piper nigrum L.; pimenteira-do-reino; regulados de crescimento, auxina exógena; cv. Kottanadan.Resumen
A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) é amplamente utilizadas para diversos fins, tais como, plantas ornamentais, condimentos e até empregadas na medicina popular. Desta forma, o objetivo do estudo foi verificar o efeito da aplicação de diferentes doses de ácido-indol-3-butírico (AIB) no crescimento e na qualidade de mudas da cultivar Kottanadan. O estudo foi realizado no de viveiro da fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, situado no Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Foram utilizadas estacas da cultivar Kottanadan, com aplicação de AIB via liquido, nas dosagens de: 0, 500, 1000, 1500 e 2000 mg L-1. As mudas foram dispostas em delineamento de blocos casualisados, com cada unidade experimental constituída por 25 plantas, totalizando 500 plantas no campo experimental. 185 dias após o plantio foram avaliadas as características: altura de planta; comprimento do sistema radicular; área foliar; diâmetro do caule; massa seca da parte área; massa seca do sistema radicular; massa seca total; e índice de qualidade de Dickson. A aplicação AIB promoveu melhoras no crescimento e na qualidade de mudas, entretanto as concentrações elevadas limitaram seu desenvolvimento. Assim, indicamos a concentração de 1420,10 mg L-1 pois esta dosagem implicou em melhor qualidade das mudas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).