EFEITO DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM LODO DE CURTUME NA BROTAÇÃO DE SECÇÕES DE CAULE DE ABACAXIZEIRO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.276Palabras clave:
Resíduos, Adubação não Convencional, SustentabilidadeResumen
Com o foco na redução de custos, tem sido estudada a utilização do lodo de curtume na agricultura, devido às suas características de elevados teores de matéria orgânica e de sais inorgânicos, componentes com potencial fertilizante e corretivo de acidez do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção e características das brotações de secções de caule do abacaxizeiro adubadas com lodo de curtume via foliar. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no IFES, Campus Itapina. O método fundamentou-se em avaliar a produção e características das brotações de secções de caule do abacaxizeiro, tratadas com adubações via foliar semanal com lodo de curtume. Para análise experimental utilizou-se o Delineamento Inteiramente Casualizado, com seis tratamentos e quatro repetições, perfazendo um total de 24
unidades. Os tratamentos foram: Tratamento Convencional-TC (N e K na dose convencional); Tratamento testemunha -TA (Água pura); e as doses de lodo de curtume, equivalente a T50, tratamento com dose de lodo equivalendo a 50% do teor convencional de N, T100, tratamento com dose de lodo equivalente a 100% do teor convencional de N; e assim sucessivamente nos tratamentos T150 e T200. Os resultados evidenciaram a possibilidade de aproveitamento deste resíduo na produção de mudas de abacaxizeiro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).