ESTIMATIVA DA EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES PELOS FRUTOS DO MARACUJAZEIRO DOCE EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE UREIA E DE ESTERCO BOVINO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.234Palavras-chave:
Adubação, nitrogenação, Passiflora alataResumo
O objetivo deste trabalho foi estimar a exportação dos nutrientes pela colheita dos frutos de Passiflora alata. O experimento foi conduzido em DBC, em esquema fatorial 5x2, sendo cinco doses de nitrogênio (0, 50, 150, 250 e 350g de N planta -1 ano -1) e dois tipos de adubação orgânica (presença ou ausência de esterco bovino), com quatro repetições. Foram retiradas amostras de frutos das parcelas experimentais para análise de N, K, P, Ca, Mg, S, Fe, Cu, Zn e Mn. A adubação com esterco bovino não proporcionou incrementos na exportação de nutrientes pelos frutos de P. alata. O aumento das doses de nitrogênio provocou elevação linear nas quantidades de N. A exportação de nutrientes por frutos de maracujazeiro doce, foi na ordem decrescente de K> N> S> P> Mg> Ca> Fe> Zn> Cu> Mn.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).