O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores/as

  • Fernanda Bozi
  • Monica Costa Arrevabeni

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.269

Palabras clave:

Deficiência Visual, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Inclusão Escolar

Resumen

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96, determina que os alunos com deficiência devem ter atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede regular de ensino. Partindo desse princípio, a Educação Profissional e Tecnológica tem buscado ofertar uma educação inclusiva e de qualidade aos alunos com necessidades especiais, recorrendo a inúmeras metodologias que possam tornar esse processo mais equitativo e satisfatório. Assim, atendendo aos princípios da modalidade técnica educacional, este estudo aborda recursos disponíveis por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em ambientes virtuais que permitam um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, especialmente para os deficientes visuais. A pesquisa, por uma abordagem qualitativa, identifica algumas das dificuldades desses alunos em um curso Técnico em Informática e apresenta estratégias que envolvem tecnologias assistivas para uma efetiva inclusão escolar no processo educacional.

Publicado

15-06-2019

Cómo citar

O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2019). Revista Ifes Ciência , 5(1), 71-86. https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.269

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