TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AVANÇOS DO PROFQUI AO LONGO DE SETE ANOS DE ATIVIDADE

Autores/as

  • Bárbara Vasconcellos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Waldmir Nascimento de Araújo Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Vitor Francisco Ferreira Departamento de Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 24241-002, Brasil
  • Claudia Moraes de Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Marta Eloísa Medeiros Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Taís Cristina de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Thaysa Ayres de Miranda Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Michelle Jakeline Cunha Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Cidade Universitária, CT, Bloco A, 21941-909 Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2575

Palabras clave:

PROFQUI, Formação docente continuada, Materiais didáticos

Resumen

O Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, PROFQUI, completa 7 anos de atividade em 2024, tendo concedido o título de mestre para mais de 400 professores de química da educação básica em nível nacional. É uma marca significativa e que mostra o potencial do programa em contribuir para a formação continuada de professores e para a melhoria da educação básica brasileira. Esse artigo traz um breve histórico da formação continuada de professores no Brasil e como se deu a criação do PROFQUI nesse contexto. As discussões e tomadas de decisão em torno da construção do projeto do programa também estão aqui registradas. Além dessa contextualização histórica, o artigo faz uma breve apresentação da organização acadêmica e administrativa do programa, das suas linhas de pesquisa e disciplinas oferecidas. Um panorama da oferta de vagas, do número de matriculados e de evadidos das turmas é apresentado, assim como uma análise do perfil do corpo docente e da variedade de recursos educacionais desenvolvidos pelos mestrandos até 2023. Por fim, são mencionados os principais desafios a serem superados pelo PROFQUI nos próximos anos.

Historical overview, advances, management activities and didactic materials are the main topics of this production about PROFQUI

Publicado

25-03-2024

Cómo citar

TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AVANÇOS DO PROFQUI AO LONGO DE SETE ANOS DE ATIVIDADE. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-30. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2575

Artículos similares

11-20 de 89

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.