O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR

Autores/as

  • Cristiane Matos Costa Pardim
  • Moacyr Cerqueira Calado

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v2i1.253

Palabras clave:

professor, desafios, matemática

Resumen

A educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA.

Publicado

15-06-2016

Cómo citar

O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR. (2016). Revista Ifes Ciência , 2(1), 98-123. https://doi.org/10.36524/ric.v2i1.253

Artículos similares

21-30 de 74

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.