USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ISOMERIA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Luiza dos Santos Oliveira Amorim Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica, 23897-000 Seropédica – RJ, Brasil
  • Flávio Tavares da Cruz Silva Curso de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica, 23897-000 Seropédica – RJ, Brasil
  • André Marques dos Santos Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica, 23897-000 Seropédica – RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2433

Palabras clave:

ensino de química, ensino de isomeria óptica, Adalo, software educacional, pré-vestibular

Resumen

A sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Assim, o uso de Tecnologias Digiais da Informação e Comunicação (TDIC’s) disponibiliza ferramentas com potencial para auxiliar o professor no processo de mediação e do processo de ensino-aprendizagem, trazendo motivação, clareza e contextualização ao conteúdo abordado. Assim, apresenta-se como uma abordagem valiosa para o conteúdo de estereoisomeria, que exige certo grau de abstração dos alunos para ser compreendido. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática de ensino sobre Isomeria Óptica com o auxílio da simulação de um polarímetro desenvolvido por meio de uma plataforma “no-code” (Adalo®). O aplicativo foi avaliado quanto a seu uso por meio da aplicação de um questionário de satisfação a uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório da Baixada Fluminense. Foram avaliados os impactos do uso do aplicativo na aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e experiências percebidas pelos usuários ao manusear o aplicativo. A análise dos resultados demonstrou a eficácia da aplicação como ferramenta auxiliar em aulas de Isomeria Óptica, como ferramenta motivacional, sendo considerada simples e intuitiva por grande percentual dos participantes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem do tema Isomeria Óptica.

Biografía del autor/a

  • Luiza dos Santos Oliveira Amorim, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica, 23897-000 Seropédica – RJ, Brasil

    Mestrado Profissional Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRRJ)

The use of the PolariQUIM application helps to teach stereoisomerism by simulating the use of a polarimeter

Publicado

25-03-2024

Cómo citar

USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ISOMERIA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-20. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2433

Artículos similares

1-10 de 365

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.