ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS ENVOLVENDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO

Autores/as

  • Kellvin Jordan Nascimento da Silva Departamento de Ciência Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Soane Nazaré de Andrade, 45662-900 Ilhéus – BA, Brasil.
  • Márcio Luís Oliveira Ferreira Departamento de Ciência Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Soane Nazaré de Andrade, 45662-900 Ilhéus – BA, Brasil.
  • Antonio De Santana Santos Departamento de Ciência Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Soane Nazaré de Andrade, 45662-900 Ilhéus – BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2428

Palabras clave:

letramento científico, alfabetização científica, TACB, casos investigativos, ensino de química

Resumen

A alfabetização científica aborda a capacidade de compreender e utilizar conceitos científicos básicos. Já o letramento científico, envolve a aplicação prática de conhecimentos em situações da vida real. Este estudo se propôs a analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) a estudantes do 3º ano do ensino médio, bem como criar e aplicar casos investigativos relacionados à separação de misturas. Os resultados revelaram a existência de estudantes classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados foram: "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem auxiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nesta área.

What is our student’s ability to discuss and propose methods for separating mixtures?

Publicado

25-03-2024

Cómo citar

ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS ENVOLVENDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-17. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2428

Artículos similares

31-40 de 354

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.