O IMPACTO DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE DADOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE VIANA (ES)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2286Palabras clave:
Literatura infantil inclusiva, Inclusão, diversidade, perspectiva inclusivaResumen
O presente artigo busca promover uma reflexão acerca do papel da literatura infantil inclusiva no ambiente escolar do município de Viana (ES), mostrando como a inclusão de personagens e histórias que abordam a diversidade podem ampliar o horizonte de compreensão das crianças e permitir que elas desenvolvam uma visão mais ampla de si e do mundo que a rodeia, percebendo que a inclusão de pessoas com deficiência pode e deve acontecer em todos os contextos sociais. O trabalho foi realizado a partir de nossa proposta para o Setembro Verde, de onde partiu nossas primeiras análises e posteriormente pesquisamos que lugar este tipo de literatura ocupa nos Centro Municipais de Educação Infantil do Município de Viana (ES) sob o olhar dos pedagogos da rede. A partir dessas experiências pretendemos contribuir para a promoção da inclusão e da diversidade no ambiente escolar, por meio da valorização da literatura infantil inclusiva como ferramenta pedagógica essencial.
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