ESTUDO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE GRANADA GRANITOS ORNAMENTAIS TRATADOS COM ÁCIDO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i2.1884Palabras clave:
rochas ornamentais, aplicação de ácido, comportamento tecnológicoResumen
Com o intuito de atender a demanda comercial, o setor brasileiro de rochas ornamentais tem empregado novas tecnologias para diminuir os problemas ocasionados pelas modificações naturais das rochas. Dentre estes problemas, destacam-se a coloração amarelo avermelhada provocada pela oxidação de minerais ferruginosos, descaracterizando o padrão estético da rocha e comprometendo sua comercialização. Buscando contornar este problema de manchamento frequente, as empresas iniciaram a aplicação de ácidos nas superfícies rochosas para remover e prevenir o aparecimento dessas manchas ferruginosas. Entretanto pouco se sabe sobre a influência desse tratamento nas propriedades tecnológicas das rochas. Os materiais escolhidos para esse trabalho foram duas rochas graníticas com nome comercial Branco Dallas e Branco Itaúnas, com o objetivo analisar a resistência mecânica e química das rochas em chapas submetidas à aplicação de ácidos e não submetidas ao ácido por meio dos ensaios de desgaste abrasivo, flexão por carregamento em quatro pontos e ensaio de manchamento. Os resultados foram analisados em relação ao mesmo litotipo, com efeito de comparar e avaliar se houve alterações obtidas nos materiais do grupo sem aplicação do ácido e do grupo com ácido. Foram realizados ensaios de resistência ao degaste abrasivo, flexão por carregamento em quatro pontos e ensaio de manchamento. Os resultados apontam para uma redução da resistência à abrasão e flexão das rochas, a qual varia conforme a composição mineralógica e o grau de microfissuras de cada material. Em relação a interação química resultante do contato dessas superfícies tratadas com os produtos utilizados no ensaio de manchamento, não houve comprometimento significativo causado devido a aplicação do ácido nas rochas estudadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).