EFEITO DA APLICAÇÃO DE ÁCIDO-INDOL-3-BUTÍRICO (AIB) NO CRESCIMENTO E QUALIDADE DE MUDAS DE Piper nigrum L. CV. KOTTANADAN PROPAGADAS VEGETATIVAMENTE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.393Palavras-chave:
Piper nigrum L.; pimenteira-do-reino; regulados de crescimento, auxina exógena; cv. Kottanadan.Resumo
A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) é amplamente utilizadas para diversos fins, tais como, plantas ornamentais, condimentos e até empregadas na medicina popular. Desta forma, o objetivo do estudo foi verificar o efeito da aplicação de diferentes doses de ácido-indol-3-butírico (AIB) no crescimento e na qualidade de mudas da cultivar Kottanadan. O estudo foi realizado no de viveiro da fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, situado no Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Foram utilizadas estacas da cultivar Kottanadan, com aplicação de AIB via liquido, nas dosagens de: 0, 500, 1000, 1500 e 2000 mg L-1. As mudas foram dispostas em delineamento de blocos casualisados, com cada unidade experimental constituída por 25 plantas, totalizando 500 plantas no campo experimental. 185 dias após o plantio foram avaliadas as características: altura de planta; comprimento do sistema radicular; área foliar; diâmetro do caule; massa seca da parte área; massa seca do sistema radicular; massa seca total; e índice de qualidade de Dickson. A aplicação AIB promoveu melhoras no crescimento e na qualidade de mudas, entretanto as concentrações elevadas limitaram seu desenvolvimento. Assim, indicamos a concentração de 1420,10 mg L-1 pois esta dosagem implicou em melhor qualidade das mudas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).