Uma AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTE DE Mabea fistulifera Mart. (CANUDO-DE-PITO) PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1645Palabras clave:
Biodiesel, Mabea fistulifera Mart., TransesterificaçãoResumen
A espécie Mabea fistulifera Mart., conhecida como “Canudo-de-pito”, foi utilizada como matéria prima para a produção de biodiesel, por apresentar sementes com teor de óleo da ordem de 40% e características agronômicas de boa adaptação a solos bem drenados e de baixa fertilidade. O óleo foi extraído com solvente, mas o elevado teor permitirá que a extração seja realizada por prensagem. O óleo obtido tem como componentes principais os ácidos linolênico e linoleico que faz que a viscosidade seja muito baixa. Foi realizado um experimento fatorial 33 a fim de determinar a melhor proporção de catalisador, bem como a melhor proporção entre álcool etílico e o óleo extraído e a temperatura ideal para o maior rendimento de ésteres etílicos produzidos. Os resultados demonstraram que o emprego de concentrações elevadas de catalisador gerou perdas de rendimento devido à formação de sabões. O maior rendimento em ésteres etílicos correspondeu a 91,96%, utilizando razão molar 10:1 (etanol:óleo), proporção de 1,0% (m/m) do catalisador NaOH e temperatura de 50 °C. A variável de maior importância para a etanólise do óleo foi a razão molar etanol:óleo. A temperatura não apresentou efeito significativo no rendimento da reação. A avaliação da qualidade do biodiesel produzido se deu por testes baseados na Resolução ANP 45/2014, como índices de iodo, acidez, ésteres, corrosividade ao cobre, viscosidade cinemática, análise de estabilidade à oxidação, cinzas sulfatadas, massa específica e teores de Na, K, Ca, Mg e P. Todos os testes deram resultados dentro dos padrões especificados pelos órgãos reguladores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).