RECURSOS GENÉTICOS DE CAPRINOS: CENÁRIO E SUSTENTABILIDADE
GENETIC RESOURCES IN GOATS: SCENARIO AND SUSTAINABILITY
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i3.1515Palabras clave:
caprinocultura, conservação, diversidade genética, raças exóticas, raças nativasResumen
A crescente busca pelo aumento da produção tem acarretado na diminuição da diversidade dos recursos genéticos caprinos e ameaçado as raças locais, principalmente através de erosão genética, causada pela substituição de raças locais por variedades melhoradas e/ou exóticas. Esta pesquisa objetivou fomentar informações sobre recursos genéticos de caprinos no Brasil, com viés no cenário atual, na conservação e no desenvolvimento sustentável da caprinocultura. Foi realizada uma análise documental usando os seguintes sites: do IBGE, ABCC, EMATER, IDAF e os Periódicos da Capes. Verificou-se que a região Nordeste detém o maior quantitativo de animais, seguido da região Sul, Sudeste, Norte e Centro-oeste. Foram encontrados 23 artigos usando os descritores “Native breeds of goats” AND “Genetic resources of goats” AND “Goat genetic resources Brazil”. Os resultados desta pesquisa elencam vários desafios que permeiam a produção das raças locais e exóticas. Contudo, pesquisas voltadas para conservação dos recursos genéticos e melhoramento trazem perspectivas futuras para o desenvolvimento de uma caprinocultura mais sustentável.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).