DIVERSITY OF NITROGEN-FIXING BACTERIA IN COFFEE CROPS (Coffea arabica L.)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.852Palavras-chave:
: Rhizobiaceae, Proteobacteria, SNG, Amplicon Sequence Variants, café, frutos, solo, microbioma, bacteria diazotrófica.Resumo
Resumo: Os microrganismos são considerados importantes fatores biológicos para o crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo as bactérias fixadoras de nitrogênio (BFN) auxiliando diretamente a nutrição nitrogenada. Entretanto, poucos estudos têm avalido esta importante comunidade bacteriana na cultura do café. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a diversidade de BFN nos solos e nos frutos de cafeeiros em oito propriedades. Após a extração de DNA, a subregião hipervariável V4, do rDNA da região 16S foi amplificada e sequenciada na plataforma Ilumina Miseq. A predição funcional de batérias com potencial de fixação de nitrogênio molecular foi realizada com o programa PICRUSt2. Cento e dezoito Amplicons de Sequencias Únicas (ASVs) foram preditas como potencias fixadoras. Destas, apenas quatro foram detectadas em frutos. O filo mais abundante foi Proteobacteria (71 %) seguido de Firmicutes (23 %). A abundância relativa das BFN em relação ao total de bactérias do solo variou entre os três e cinco por cento. Nos grãos, essa abundância variou desde menos de um por cento a quase seis por cento. Apenas uma ASV da família Rhizobiaceae foi encontrada simultaneamente nos frutos e no solo. O gênero Bradyrhizobium foi detectado em todas as amostras de solo. Concluimos que importantes BFN fazem parte da microbiota presente no solo e fruto de café e que existe um compartilhamento entre eles. As evidências mostram que o gênero Bradyrhizobium pode ser considerado um importante componente da microbiota core do solo do cafeeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).