MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A PRODUÇÃO DE CAFÉ CONILON NA MICRORREGIÃO CENTRO-OESTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1204Palabras clave:
Crise climática, café conilon, estresse hídrico, estresse térmico.Resumen
A produção agrícola no Brasil está relacionada a condições edafoclimáticas favoráveis ao cultivo de espécies tropicais, subtropicais e temperadas. O agronegócio brasileiro representa mais de 20% do Produto Interno Bruto. Entretanto a agropecuária, por ser influenciada por condições climáticas, está relacionada diretamente a ameaça das mudanças climáticas globais. As mudanças bruscas de ambiente sensibilizam as plantas em suas fases fenológicas, como crescimento, floração e frutificação, atuando diretamente na taxa fotossintética e consequentemente na produção. O café conilon, espécie de grande importância econômica para o Estado do Espírito Santo, especialmente para a microrregião Centro-Oeste, tem sido alvo das mudanças abióticas, como a exposição prolongada da planta a estresse térmico e hídrico. O presente artigo teve como objetivo analisar os efeitos das mudanças climáticas globais na produção de café conilon. Em termos metodológicos, fez-se uso da metodologia descritiva, a partir do levantamento e análise de artigos publicados nos últimos 20 anos. Os resultados mostraram que as mudanças climáticas afetam a produção de café conilon em importantes municípios produtores do Estado do Espírito Santo. Os principais parâmetros climáticos relacionados aos impactos negativos das mudanças climáticas para o desempenho e produtividade do café conilon foram o aumento médio das temperaturas e redução na disponibilidade hídrica. Dessa forma, como atividade mitigadora do efeito sugere-se investigar práticas agrícolas com potencial de redução da temperatura da superfície foliar do cafeeiro e adoção de práticas que preservem a água no solo e aprofundamento do sistema radicular das culturas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).