BIOCARVÃO E ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO CAFÉ CONILON

Autores

  • Leidiane de Souza Azevedo Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) - Campus de Alegre
  • Mayara Cazadini Carlos Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) - Campus de Alegre
  • Alex Justino Ifes de Alegre
  • Rebyson Bissaco Guidinelle Universidade Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre https://orcid.org/0000-0002-2718-866X
  • Otacílio José Passos Rangel Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) - Campus de Alegre
  • Renato Ribeiro Passos Universidade Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.878

Palavras-chave:

Coffea canephora, biocarvão; resíduo de suinocultura.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de diferentes doses de biochar, proveniente da palha de café conilon, associado com a aplicação da água residuária de suinocultura, no desenvolvimento de plantas de café conilon. O experimento foi conduzido em casa de vegetação localizada no Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) - Campus de Alegre, ES. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, num fatorial 5x2, com três repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de cinco doses de biochar de palha de café conilon, equivalentes a 0, 5, 10, 15 e 20 t/ha, com duas águas de irrigação (água residuária de suinocultura-ARS e água bruta-AB). Para a obtenção do biochar, a palha do café foi acondicionada em um reator de pirólise e carbonizado a 350º C. A ARS foi coletada no setor de suinocultura do Ifes-Campus de Alegre. A AB foi originária da água de abastecimento do Campus, sem tratamento. O solo utilizado foi um Latossolo vermelho-amarelo, coletado na profundidade 0-40 cm. O experimento foi conduzido por 150 dias, quando avaliou-se o parâmetros morfoagronômicos de crescimento e desenvolvimento do cafeeiro. A aplicação da dose correspondente a 15 t/ha de biochar e a irrigação com ARS promoveram os melhores resultados no desenvolvimento do cafeeiro conilon. Entre os parâmetros morfoagronômicos avaliados a ARS promoveu maior altura de planta, diâmetro do caule, número de ramos plagiotrópicos, número de nós, matéria fresca da parte aérea, matéria seca da parte aérea e total. As doses de biochar não influenciaram, até os 150 dias de avaliação, o desenvolvimento do café conilon.

Downloads

Publicado

2020-12-23 — Atualizado em 2020-12-29

Versões

Como Citar

de Souza Azevedo, L. ., Cazadini Carlos, M. ., Justino, A., Bissaco Guidinelle, R. ., José Passos Rangel, O. ., & Ribeiro Passos, R. (2020). BIOCARVÃO E ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO CAFÉ CONILON. Revista Ifes Ciência , 6(3), 78-88. https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.878 (Original work published 23º de dezembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos científicos