AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE CAFÉ ARABICA SUBMETIDO A DIFERENTES PERFIS DE TORRA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.864Keywords:
altitude; Coffea arabica L; trigonelina, cafeína; ácido clorogênico.Abstract
O café é um importante commoditie agrícola, cuja qualidade é influenciada por fatores externos, como a altitude, ou transformadas por processos que existem entre sua produção e consumo, como a torra. Assim o objetivo desse estudo é avaliar cafés de diferentes altitudes, submetidos a perfis de torra distintos, a fim de identificar e quantificar os compostos de trigonelina, cafeína e ácido clorogênico. Para isso, amostras de cafés da espécie Coffea arabica L. foram obtidas em diferentes altitudes (750 metros e 1050 metros) e submetidas a três perfis de torra, sendo o primeiro com tempo curto de torra e alta temperatura (claro), o segundo com tempo médio de torra e média temperatura (médio), e por fim, tempo longo de torra com baixa temperatura (escuro). Os grãos torrados foram analisados por cromatografia líquida de ultra performance (UPLC) e os valores comparados pelos Teste de Tukey. Os resultados demostram a quantidade de trigonelina e cafeína não sofreram mudanças significativas entre os perfis de torra para cafés de alta e baixa altitude, entretanto para o ácido clorogênico, o café com origem de maior altitude apresenta diferença entre os perfis de torra se diferenciando da amostra de café de baixa altitude.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).