CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DE TRÊS LINHAGENS DE SORGO VASSOURA SOB NÍVEIS DE FERTILIZAÇÃO NITROGENADA PARA FINS DE PRODUÇÃO DE VASSOURAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v1i2.299Keywords:
adubação nitrogenada, Sorghum bicolor, características agronômicas, qualidade das panículasAbstract
Em geral, o nitrogênio é o macronutriente requerido em maior quantidade pelas plantas. Para a cultura do sorgo, o nitrogênio também é essencial na formação de proteínas e fundamental no crescimento das plantas. Características agronômicas do sorgo podem ser avaliadas por meio dos requisitos desejáveis do produto em resposta à adubação. Objetivou-se, neste estudo, analisar a resposta de três linhagens de sorgo vassoura a diferentes dosagens de nitrogênio, bem como avaliar a qualidade das panículas para a fabricação de vassouras. O trabalho foi realizado em área experimental localizada no município de Campos dos Goytacazes, RJ. A adubação por cobertura foi realizada com dosagens crescentes de nitrogênio. Observou-se que o uso da adubação nitrogenada proporcionou elevado crescimento das plantas e panículas grandes e pesadas. Essas características não foram desejáveis para a produção de vassouras de qualidades, porque plantas altas estão mais propícias a sofrerem tombamento com a
incidência de ventos. Para reduzir custos com adubação de cobertura e alturas menores de plantas, recomenda-se a linhagem L2, por não ser sensível à redução de nitrogênio, ou a L1 para doses de nitrogênio até 90 kg.ha-1 .
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).