DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: UMA AGENDA PARA A MICRORREGIÃO CENTRO-OESTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i2.1201Keywords:
Transições Tecnológicas; Planejamento; Diretrizes; Desenvolvimento; Sustentabilidade.Abstract
O mundo vive um período de fortes Transições Tecnológicas (TT´s). As TT´s são definidas como amplas transformações tecnológicas na maneira como as funções sociais, tais como transporte, comunicação, habitação e alimentação, são realizadas/alcançadas (GELLS, 2002). Nesse cenário, a sociedade já não quer conviver mais com a depredação do meio ambiente e com a extrema pobreza em todas as suas fases. Isso fica evidenciado no Acordo de Paris e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) que, entre outras ações, estabelecem comprometimentos entre os países signatários para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, que são políticas do lado da demanda (IEDI, 2021), ao mesmo tempo que se espera dos Governos uma série de ações do lado da oferta. Nesse contexto, um dos desafios impostos trata-se do desenho e execução de políticas que levem ao desenvolvimento sustentável. Partindo de um Diagnóstico já previamente realizado para microrregião Centro-Oeste do Espírito Santo e de todo o arcabouço teórico que envolveu a construção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, objetivou-se com este artigo construir um conjunto de diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da microrregião Centro-Oeste.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).