ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MODIFICADAS COM ADIÇÃO DE BORRACHA MOÍDA DE PNEUS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.934Palavras-chave:
asfalto borracha, processo seco, misturas asfálticas, reciclagem, pavimentosResumo
Objetiva-se, com este trabalho, avaliar o desempenho mecânico e volumétrico de uma mistura asfáltica densa com diferentes teores de borracha moída pneumática em substituição parcial do agregado miúdo. A borracha inserida nas misturas passou a fazer parte da composição granulométrica junto aos demais agregados pétreos. Esse processo é conhecido como “processo seco”. Realizam-se, no laboratório da usina de asfalto localizada no município de Cariacica-ES, as misturas, as quais são comparadas com uma mistura de controle sem adição de borracha, dosada de forma tradicional. Obteve-se o desempenho mecânico das misturas por meio de ensaios de resistência à tração e da estabilidade Marshall. O aumento do teor da borracha na mistura asfáltica densa altera o desempenho estrutural das misturas quando comparadas à mistura sem borracha. A inclusão da borracha na mistura não alterou, de forma significativa, a composição granulométrica dos agregados, quando comparada àquela sem borracha. Verifica-se que a mistura de 1% de borracha adicionada em peso apresenta os melhores resultados para as propriedades mecânicas. Os resultados mostram que, quanto maior a quantidade de borracha, a resistência à tração e estabilidade diminuem, porém, em níveis controlados, aumentam consideravelmente a resistência à fadiga, a resistência à deformação permanente e melhoram a flexibilidade a baixas temperaturas. Assim, conclui-se que o uso da borracha de pneus na pavimentação asfáltica contribui para minimizar os problemas de destinação final de pneus inservíveis e, ao mesmo tempo, melhora a deformação permanente e a flexibilidade a baixas temperaturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).