MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS POR SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO NO IFES CAMPUS VITÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.975Palavras-chave:
Patologia das construções, Umidade em edificações, Ar condicionadoResumo
A umidade é uma grande causadora de manifestações patológicas e acarreta a degradação das construções. O sistema de climatização é uma das fontes desta água indesejada nas edificações e uma manutenção periódica desses sistemas e das edificações são primordiais para prevenir esses problemas. Em edificações antigas, em que o sistema de climatização não foi projetado, mas que os aparelhos foram sendo instalados sem projeto adequado ao longo do tempo, há uma tendência de agravamento das manifestações patológicas. Este é o caso das edificações do Ifes, Campus Vitória, que possui prédios inaugurados na década de 1940, tendo uma quantidade relevante de problemas junto aos aparelhos de ar-condicionado. Objetivou-se com este trabalho identificar se as manifestações patológicas localizadas nas proximidades dos aparelhos de ar-condicionados da edificação do Ifes, Campus Vitória, são efetivamente originárias desses aparelhos. A metodologia adotada foi mapear os aparelhos de climatização, avaliar o grau das anomalias patológicas e agrupar as manifestações patológicas em conjuntos. Constatou-se que 97 (45,33%) dos 214 equipamentos estão ocasionando problemas de manifestações patológicas nos edifícios, afetando consideravelmente boa parte das dependências, demandando intervenções reparadoras e eliminação de suas causas para assegurar uma melhor durabilidade, funcionalidade, habitabilidade e estética da instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).