FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.719Palavras-chave:
Ensino; séries iniciais; formação continuada; astronomia; interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência de aplicação de um curso de formação continuada em Ensino de Astronomia para professores das redes municipais de Laranja da Terra (ES) e Guarapari (ES). Este artigo apresenta o curso ofertado pelo Ifes-Guarapari para essas redes assim como analisa a coleta de dados extraídos dos relatos de experiência elaborados pelos cursistas que foi orientado por questões diagnósticas que permitissem a sistematização das percepções dos cursistas no processo formativo desenvolvido. Após a sistematização e análise dos textos, a reflexão foi a seguinte: a) a existência da demanda por formação na área do conhecimento astronômico; b) o potencial do Ensino de Astronomia como propiciador de práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar assim como seu potencial interdisciplinar; e c) apontamentos para a melhoria na construção e oferta de novos cursos de formação em Astronomia para profissionais do ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).