FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

  • Adriano Mesquita Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo - Guarapari
  • Cibele Kemeicik da Silva Machado Secretaria Municipal de Educação de Guarapari
  • Augusto Cézar Tiradentes Monteiro Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rafael Cerqueira do Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo
  • Pollyana dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.719

Palavras-chave:

Ensino; séries iniciais; formação continuada; astronomia; interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência de aplicação de um curso de formação continuada em Ensino de Astronomia para professores das redes municipais de Laranja da Terra (ES) e Guarapari (ES). Este artigo apresenta o curso ofertado pelo Ifes-Guarapari para essas redes assim como analisa a coleta de dados extraídos dos relatos de experiência elaborados pelos cursistas que foi orientado por questões diagnósticas que permitissem a sistematização das percepções dos cursistas no processo formativo desenvolvido. Após a sistematização e análise dos textos, a reflexão foi a seguinte: a) a existência da demanda por formação na área do conhecimento astronômico; b) o potencial do Ensino de Astronomia como propiciador de práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar assim como seu potencial interdisciplinar; e c) apontamentos para a melhoria na construção e oferta de novos cursos de formação em Astronomia para profissionais do ensino fundamental.

Downloads

Publicado

10-03-2023

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA. (2023). Revista Ifes Ciência , 9(1), 01-10. https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.719

Artigos Semelhantes

1-10 de 107

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.